Abril Branco inicia hoje com debate sobre direitos da pessoa com câncer

Por Camaleão 01 de Abril | 2021

O mês de abril chegou e, com ele, já está no ar a 5ª edição de nossa campanha “Abril Branco – o câncer em todas as cores”, que tem início hoje à noite, a partir das 19h com a realização da primeira rodada do Conversas Abertas, que irá tratar do tema ‘Paciente: você conhece seus direitos?’.

A atividade reunirá via plataforma Zoom, entre 19h e 21h, a fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, psico-oncologista Luciana Holtz; a médica nefrologista e especialista em bioética, Caroline Rech; a advogada e ex-paciente, Ana Paula Oliveira; nossa assistente social do Camaleão, Fabiana Guedes; além da mediação da presidente do Projeto Camaleão, Flavia Maoli.

Ao lado do público, que participará via chat, as especialistas debaterão quais são os principais direitos sociais dos pacientes e como eles podem ser garantidos; bioética e auxílio às pessoas com câncer; a possibilidade de ajudar na criação e implementação de leis que beneficiam quem enfrenta a doença através do advocacy; além de chamar a atenção para a divulgação da Lei dos 30 Dias, que deve garantir o diagnóstico do câncer dentro deste período pelo SUS, e a Lei dos 60 Dias, que garante o início do tratamento oncológico em até 60 dias pelo Sistema Único de Saúde. 

 

Extensa programação

O cronograma do Abril Branco, contudo, se estenderá ao longo do mês, trazendo, ainda, outras quatro rodadas do Conversas Abertas - que tratarão dos seguintes temas:

Dia 8: PALIATIVISMO: NÃO É ISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO, com a participação de Germaine Tillwitz (Casa Paliativa); Leonardo Consolim (médico paliativista); Jussara Del Moral (@supervivente); Maria Paula Lopes Bandeira (@lencododia); Thay Barros ( @oncomaers); e Fernanda Dal Toé (oncologista) .

Dia 15: CÂNCER E COVID: O QUE VOCÊ PRECISA SABER, com a participação de representante da Abrale; Gilberto Schwartzmann (oncologista); e de pacientes que tiveram a covid-19.

Dia 22: NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA: MITOS E VERDADES, com o Instituto Vencer o Câncer; Fernanda Bortolon (onconutricionista); Maiara Tomanchieviez (fonoaudióloga); e Maria Letícia Ferraretto (paciente do Programa Adapta).

Dia 29: COMO ANDA A SUA SEXUALIDADE?, com Sandra Scalco (sexóloga); Willy Baccaglini (urologista); Alexei Peter dos Santos (oncologista) e pacientes convidados dos sexos masculino e feminino.

Além dos encontros virtuais, o Abril Branco deste ano será marcado pela produção de conteúdo informativo em nosso site, redes sociais e divulgação na imprensa; depoimentos de pacientes; conexão de pacientes com ONGs de apoio em diversos estados do país; ações de informação e mobilização junto aos deputados estaduais da AL/RS sobre o Projeto de Lei 48/2021, que institui o Abril Branco como mês de conscientização do câncer no RS; divulgação de vídeos informativos para profissionais de saúde, sobre os cinco principais tipos de câncer no país (mama, próstata, pulmão, colorretal e pele); além da venda de produtos e serviços (camiseta, bijuteria, café, design de sobrancelha, etc) por parceiros com reversão de % para a ONG Camaleão.

Mais informações podem ser obtidas no site: abrilbranco.org, onde estarão reunidas todas as iniciativas, além de questionário com o objetivo de levantar informações de pacientes sobre seus conhecimentos e percepções das questões relativas ao diagnóstico e tratamento do câncer.

 

Parceiros

Em 2021, a campanha Abril Branco tem investimento social da Unimed-RS, por meio da Federação Unimed/RS, Central de Serviços e Instituto Unimed/RS; Novartis, Astellas, além de apoio da Remed e apoio de midia da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

 

Categorias: Camaleão na Mídia, Blog

Postagens Relacionadas

@projetocamaleao

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!