A importância do voluntariado para as Organizaçoes da Sociedade Civil

Por Camaleão 23 de Fevereiro | 2021

A busca do bem comum é um fator chave na nossa existência. Nesse sentido, não possuímos apenas direitos, mas também obrigações. Porém, ser voluntário é o oposto do obrigatório, é fazer algo por livre escolha, é trabalhar e colaborar com algo em que se acredita. É dar aquela mãozinha. É doar tempo e conhecimento.

 

O surgimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos vem para preencher uma lacuna em nossa sociedade que, muitas vezes, as entidades e instituições governamentais não conseguem dar conta, seja para tratar problemas sociais, na área da  saúde, da educação ou diversos outros setores. 

 

De acordo com a última edição da pesquisa “As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil – 2016”, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 237 mil OSCs. E para que o trabalho possa seguir em pleno funcionamento, dando apoio às pessoas, o papel do voluntário é peça fundamental.

 

O que podemos dizer é que o voluntariado ajuda os outros a viver um pouco melhor. Tem um papel de porta-voz dos diversos setores da sociedade, compreende diferentes problemas, defende interesses e valores em comum, aspira melhorar diversas situações. A lista de atribuições é extensa, mas de fato é uma forma de ajudar, desenvolver potencialidades, talentos, e uma oportunidade de realização pessoal.

 

Ser construtivo, atrelado à evolução, ao crescimento, participar e comprometer-se com o bem comum são características do voluntário. E o voluntariado é um meio para um fim: buscar soluções para os problemas da sociedade e melhorar a qualidade de vida do ser humano.

 

Aprendendo a ser solidário

Para multiplicar essas forças individuais, é necessário preparar voluntários, definir funções e tarefas, bem como compartilhar uma visão conjunta e manter uma comunicação fluida baseada no objetivo da Organização.

 

Tudo em prol de uma grande corrente do bem que ajuda as pessoas a terem sua cidadania, direitos respeitados. A partir daí, a extensão do voluntariado resulta em um resgate da autoconfiança, alegria e autoestima. Quanto mais suporte for oferecido a quem necessita, mais aqueles que recebem assistência se sentem empoderados e motivados a buscarem seus sonhos.

 

Uma troca de experiências e um aprendizado de solidariedade que faz com quem é voluntário cresça como pessoa, aprendendo, evoluindo e se transformando em alguém melhor. Os benefícios desse ato de amor e respeito que é ser voluntário, é uma via de mão dupla: favorece os dois lados, sempre.

 

Os voluntários são o público interno mais importante das OSCs. São a força que faz a roda girar, incentivando os objetivos e o crescimento tanto da instituição quanto daqueles que dela participam.

 

Por que ser voluntário?

Existem milhões de razões para ser voluntário! Tornar-se voluntário é uma decisão muito pessoal que deve ser tomada avaliando aquilo que nos move, nossas preocupações, capacidades e aptidões. Reunimos alguns dos principais motivos para se tornar um voluntário. Inspire-se!

 

Sentir-se útil

Quando você se torna um voluntário, você se sente útil. Suas ações tem um objetivo e ajudam muitos.

 

Criar laços

Quando você se torna um voluntário para uma ONG, você conhece diferentes pessoas e aprende a unir forças para alcançar um objetivo. Talvez por ser voluntário você faça bons amigos!

 

Pôr as habilidades à prova

Quando você se oferece como voluntário, você mergulha na experiência e aplica seus conhecimentos e habilidades à prática.

 

Aprendizado

Quando você é voluntário, aprende muito sobre a sociedade ao seu redor e sua sensibilidade aos problemas sociais aumenta. Comprometa-se como voluntário para entender o mundo e enriquecer seu ponto de vista.

 

Autoestima e solidariedade

Ser voluntário significa se envolver, se sentir parte de algo, se sentir necessário. Esses sentimentos melhoram a autoestima e o nosso autoconhecimento. Ao mesmo tempo, nos ajuda a focar um pouco menos em nós mesmos, contribuindo para que sejamos mais generosos.

 

Bem-estar

De acordo com estudos científicos recentes, o trabalho voluntário melhora a nossa saúde física e mental, diminui a taxa de mortalidade, reduz o risco de depressão e outras doenças mentais, melhora os níveis de colesterol e a saúde cardiovascular, entre outros. 

 

Agente de mudança

Você quer mudar o mundo? Faça sua parte para melhorar as coisas! Ao se tornar um voluntário, você pode se tornar um agente dessa mudança. Voluntariado significa unir forças para melhorar a sociedade.

 

Respeito aos seus valores

Quando se é voluntário, somos regidos por valores como generosidade, solidariedade, altruísmo, sustentabilidade, justiça, fraternidade, empatia, direitos humanos, igualdade, liberdade, honestidade, tolerância, sinceridade, utopia. Se essas ideologias combinam com você, então é hora de voluntariar.

 

O Projeto Camaleão agradece a cada um dos seus voluntários, pelo seu tempo, dedicação, carinho e solidariedade. Somos uma grande família comprometida com a dignidade da pessoa e com a qualidade de vida.

 

Também aproveitamos para convidar todas as pessoas que queiram fazer parte da nossa OSC, que conheçam a nossa razão de existir e o que nos motiva. Juntos somos mais fortes!

Categorias: Apoio Online, Blog

Postagens Relacionadas

@camaleaoinstituto

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Clique em Saiba Mais para acessar nossa Politica de Privacidade. Saiba mais

Confirmar