Kit com Carinho: acolhimento a quem precisa

Por Camaleão 03 de Fevereiro | 2021

Carinho, conforto e acolhimento na hora certa. Esta é a proposta do Kit com Carinho, uma iniciativa do Projeto Camaleão, que entrega um kit de apoio às mulheres que estão prestes a passarem por cirurgia devido ao câncer de mama.

 

Desenvolvido manualmente por artesãs voluntárias da ONG e em parceria com outras iniciativas de apoio, o Kit com Carinho foi criado em 2019, quando a presidente do Projeto Camaleão, Flavia Maoli, percebeu a disponibilidade de várias voluntárias na confecção de produtos, integrando todos eles em uma única ação.

 

Assim, o Kit com Carinho é composto por bolsa em jeans para carregar o dreno, uma almofada em formato de coração, um planner, uma fita para amarrar no braço do lado mastectomizado, um “turbalenço”, que serve como lenço,  turbante, faixa de cabelo e tipoia, além de uma revista e um batom.

 

Todos os itens são reunidos numa ecobag, e tem como objetivo humanizar o primeiro atendimento realizado após a mastectomia. Dessa forma, a distribuição dos kits é gratuita e feita diretamente pelo(a) médico(a) mastologista, criando um vínculo de carinho entre a paciente e o(a) profissional, fomentando um atendimento humanizado.

 

Além disso, a paciente pode receber o kit diretamente pelo Projeto Camaleão, caso o(a) profissional que lhe atende não esteja cadastrado no programa. 

 

Um mosaico de carinho

 

A iniciativa reúne o apoio de diversas voluntárias e suas habilidades em confeccionar produtos. Sendo assim, cada peça é desenvolvida com toda dedicação e apreço buscando dar mais conforto para cada paciente que está no momento de realizar a cirurgia.

 

Por isso, cada peça tem um papel essencial dentro do Kit com Carinho. Nele estão:

 

Bolsa Segura 

A ideia da Bolsa Segura foi desenvolvida pela voluntária e paciente Lucia Vieira, que também é idealizadora do Projeto Segura(@projetosegura). Essa bolsa é especialmente voltada para aquelas pacientes que precisam usar dreno após a cirurgia. Elaborada em jeans reciclado, conta com uma alça regulável, permitindo que a paciente ande tranquilamente com seu dreno, carregando-o discretamente e cheia de estilo.

 

Almofada do Coração

Este item tem o intuito de promover mais conforto ao lado operado do corpo. Feita com todo cuidado, a almofada é confeccionada em tecido macio e lavável, e oferece a densidade certa para que a paciente possa relaxar o braço, encaixando-o no formato de coração. 



Fita Toque com Carinho

A fita tem o objetivo de indicar o braço no qual foi realizado o procedimento. Assim, a equipe médica pode ter cuidado na hora de manuseá-lo ou tirar sangue, caso a paciente esteja desacordada durante o procedimento. 

 

Também serve para avisar visitas e amigos, nas semanas seguintes à cirurgia, que a paciente está em recuperação, e precisa de cuidados ao abraçar. 

 

Caderneta com Carinho 

A caderneta é onde a paciente pode fazer as anotações do seu tratamento, sobre o líquido do dreno, como está se sentindo, os efeitos colaterais, perguntas para fazer na próxima consulta, entre outros aspectos.

Além de trazer informações importantes, como seus dados pessoais e médicos, pode ser utilizada como um diário de tratamento. A caderneta foi desenvolvida pelo Projeto Camaleão em parceria com a marca Papel Tri.

 

Turbalenço

O turbalenço é uma idealização da presidente Flavia Maoli, que criou o produto quando estava em tratamento. Trata-se de uma peça prática e versátil, que pode ser usada como lenço, turbante, faixa de cabelo ou até como uma tipoia. Você pode conferir 11 formas de usar o turbalenço no video abaixo: 

 

Batom

Clássico, é mais um mimo para que as mulheres sintam-se ainda mais lindas.

 

Revista Projeto Camaleão

Acompanha o Kit com Carinho um exemplar da Revista Projeto Camaleão. A publicação traz dicas de moda, nutrição, textos de reflexão e reportagens especiais voltadas a quem está em tratamento.

 

Financiamento

Você pode nos ajudar a confeccionar e distribuir o Kit com Carinho! Faça parte do nosso financiamento coletivo - com apenas R$10 por mês você ajuda quem precisa. A cada R$55 arrecadados, um kit é distribuído. A verba é destinada para a compra de materiais, distribuição e apoia as atividades que o Projeto Camaleão oferece gratuitamente a quem enfrenta o câncer. 

 

Para saber mais, acesse https://www.catarse.me/kitcomcarinho e faça parte dessa corrente do bem. Juntos somos mais fortes.

Categorias: Blog

Postagens Relacionadas

Participe do Desafio CB 03 de Outubro | 2021

Participe do Desafio CB

Dia Mundial do Doador de Medula 30 de Setembro | 2021

Dia Mundial do Doador de Medula

Leucemia não é tudo igual 30 de Setembro | 2021

Leucemia não é tudo igual

@projetocamaleao

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Clique em Saiba Mais para acessar nossa Politica de Privacidade. Saiba mais

Confirmar