Câncer de Mama

Tire suas dúvidas

O que é? 

 
O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais¹
Há vários tipos de câncer de mama³. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas³. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença³. 
 

Fatores de risco

 
O câncer de mama não tem somente uma causa³. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos)³. 
 
Segundo o INCA, outros fatores que aumentam o risco da doença são: 
 
FATORES AMBIENTAIS E COMPORTAMENTAIS
 
- obesidade e sobrepeso após a menopausa;  
- sedentarismo;
- consumo de bebida alcoólica;
- exposição frequente a raios-x; 
 
FATORES LIGADOS À HISTÓRIA REPRODUTIVA E HORMONAL
 
- primeira menstruação antes dos 12 anos; 
- não ter tido filhos; 
- primeira gravidez após os 30 anos; 
- menopausa após os 55 anos; 
- uso de contraceptivos hormonais; 
- reposição hormonal após a menopausa (principalmente por mais de 5 anos); 
 
FATORES GENÉTICOS E HEREDITÁRIOS
 
- história familiar de câncer de ovário; 
- casos de câncer de mama na família (principalmente antes dos 50 anos); 
- história familiar de câncer de mama em homens; 
- alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2
 
O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença³. 




Sinais e sintomas

 
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas4
 
Os principais sinais e sintomas são: 
 
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
- nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; 
- pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- alterações no mamilo; 
- pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; 
- saída espontânea de líquido anormal pelo mamilo
 
Qualquer alteração que você venha a observar deve ser comunicada imediatamente ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia que você realizou ou do exame clínico das mamas feito por um médico4.
 
Saber os sinais e sintomas e fazer o autoexame das mamas não substitui fazer mamografias regulares e outros exames de rastreamento. Os exames de rastreamento podem ajudar a encontrar o câncer de mama precocemente, antes que qualquer sintoma apareça(5). Descobrir o câncer de mama precocemente oferece mais chances de um tratamento bem-sucedido (5).


Tratamentos 

 

Saber o máximo que você puder sobre seu câncer de mama pode ajudá-la a conversar melhor com o seu médico sobre as opções de tratamento². 
Os receptores hormonais (RH), representados pelos receptores de estrógeno e progesterona, e o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) são proteínas importantes e definem três tipos de câncer de mama². Os tumores podem ser: receptores de hormônio positivos (RH+ e HER2-), HER2+ ou triplo negativos, quando nenhuma das três proteínas está presente². Cada uma dessas condições é tratada de forma diferente².
 
O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo de tumor³. Os tratamentos para o câncer de mama podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapia alvo. 


1 - IMAMA - https://imama.org.br/cancer_de_mama/ - acessado em novembro de 2020
2 - Reimagine ONGS - https://www.reimagineongs.com.br/modulos/376/cncer-de-mama - acessado em novembro de 2020
3 - Instituto Nacional do Câncer INCA - https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama - acessado em novembro de 2020
4 - Instituto Oncoguia - http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama/1383/34/ - acessado em novembro de 2020 
5 - American Cancer Society - https://www.cancer.org/cancer/breast-cancer.html - acessado em novembro de 2020

Blog

Depoimentos

Conte sua história

“O Grupo Camaleão foi a minha base. Hoje é meu chão. Faço parte grupo das quintas onde me dá forças para seguir. Somos muito unidas. Sou grata o grupo é muito importante no meu tratamento. Amo vocês do início ao fim. ”

Dilene Kaefer câncer de mama

“Quando fiz minha cirurgia em 2019, ganhei um kit lindo do projeto camaleão. Fiquei tão feliz. Mas como estava muito envolvida a doença, não queria falar * ninguém. Erro meu. Se tivesse entrado em contato antes acredito que minha melhora teria sido bem melhor. É um grupo acolhedor, muitas atividades pra te ajudar a se sentir bem, pra elevar sua auto estima. Eu tenho depressão pós tratamento e esse projeto tem me ajudado muito! PARABÉNS ao Projeto Camaleão e a todos os envolvidos. ”

Patrícia Beatriz Rodrigues Knoener câncer de mama

“Recebi a doação de lenços e turbantes que foram essenciais para enfrentar o choque de ficar careca. ”

Patricia Kinast de Camillis câncer de mama

“Entrei no projeto, logo após receber meu diagnóstico. Fui abraçada por muitas pessoas que me deram carinho, força, inspiração, e boas risadas. No grupo aprendemos que somos mais que um diagnóstico, a nos vermos como mulheres lindas mesmo tentando em tratamento. E sempre recebemos bons conselhos sobre como passar por o tratamento e seus efeitos colaterais. ”

Suelen Oliveira câncer de mama

“Então eu pensei: o que eu vou fazer nesse sábado? Mais um dia que vou ficar em casa pensando naquilo tudo que aconteceu, que ta acontecendo... daí eu disse "não, vamos ver gente".... foi um universo que se abriu. Foi uma oportunidade que eu me dei e que o Projeto Camaleão me ofereceu de conhecer esse universo...depois disso só foi! ”

Flávia Costa câncer de mama

““Você está * câncer.” Quem nunca teve arrepios ao imaginar ouvir essas palavras? Eu ouvi. Eu não acreditei. Sabia que essa frase cairia na minha vida organizada e perfeita * o poder de destruição de um tsunami, e ela caiu assim mesmo. O que eu não sabia é que esse cataclisma resultaria em mais transformação do que destruição. Afinal, somos quem queremos ser ou quem podemos ser? Tenho refletido muito sobre isso. Sobre quem eu cresci, quem me tornei * o passar dos anos e quem eu sou”

Juliana Rizzieri câncer de mama

Sites de interesse

Aqui você encontra sites com ainda mais conteúdo sobre câncer de mama: 

 

Fundação Laço Rosa - https://fundacaolacorosa.com/

Instituto Oncoguia - http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama/20/12/  

Femama - https://www.femama.org.br/

IMAMA - https://imama.org.br/ 

 

 

@projetocamaleao

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!