O Dezembro Laranja foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e é realizado desde 2014. O objetivo principal é promover a conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Este ano, o Projeto Camaleão se une a esta causa através da campanha "Pele cuidada é pele protegida". Preparamos alguns conteúdos especiais. Informação é primeiro passo!

8

Teste seus conhecimentos:

perguntas sobre cuidados com a pele

Participe do nosso Quizz e saiba um pouco mais sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.

Faça o Quizz

Identifique-se

Não se preocupe, nós não mandamos spam.

Começar
1

Você sabe quando deve usar o protetor solar?

a) Antes de ir à praia.

b) Em dias nublados e de mormaço.

c) Todos os dias, em todas as estações do ano, ao se expor ao sol.

d) Todas as alternativas anteriores.

Resposta Correta: D

O protetor solar deve ser aplicado diariamente 30 minutos antes da exposição solar. Muitas pessoas aplicam somente quando vão à praia, mas nos dias nublados e de mormaço a pele também precisa de proteção, pois os raios ultravioleta continuam incidindo sobre a pele.

Por isso, o protetor solar deve ser utilizado todos os dias!

2

Você sabe qual FPS de filtro solar é o ideal para proteger sua pele?

a) No mínimo, FPS 15

b) No mínimo, FPS 30

c) Não preciso de filtro solar.

d) Bronzeador é suficiente.

Resposta Correta: B

Independentemente do tipo e cor de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o fator mínimo do protetor solar seja 30 para garantir a proteção adequada contra os raios ultravioleta.

A utilização do bronzeador solar não é recomendada, pois, além de não proteger, potencializa os efeitos de queimaduras que podem causar câncer de pele.

3

Qual das alternativas abaixo NÃO protege da radiação ultravioleta?

a) Óculos de sol com filtro UV

b) Chapéu com aba larga

c) Sombra das nuvens

d) Roupa com filtro solar

Resposta Correta: C

As nuvens, mesmo em grande quantidade, não impedem que os raios ultravioleta as ultrapassem e cheguem a nossa pele. É verdade que é sempre melhor se proteger do sol do que se expor, mesmo que na sombra das árvores ou embaixo de guarda-sóis de tecido espesso. Mas a sombra jamais substitui a proteção oferecida pelo filtro solar, chapéu de aba larga, óculos de sol com filtro UV e roupas especiais que contam com proteção.

4

Você sabe em qual parte do corpo deve utilizar protetor solar?

a) Em todo o corpo

b) No rosto, nos braços e nas pernas

c) No rosto e no pescoço

d) Somente no rosto.

Resposta Correta: A

O protetor solar deve ser aplicado em todo o corpo, mesmo nas partes menos expostas ao sol no dia a dia. O câncer de pele, consequência da exposição excessiva ao sol, é mais frequente no tronco (nos homens) e nas pernas (nas mulheres). A cabeça e o pescoço, por serem áreas muito expostas no dia a dia também apresentam considerável incidência. Entretanto, a pele dos braços, das costas, das palmas das mãos e das solas dos pés também podem desenvolver a doença, pois os raios ultravioleta ultrapassam até mesmo os tecidos das roupas comuns. Por isso, é importante aplicar o protetor solar em todo o corpo.

5

Em que situação você NÃO precisa aplicar o protetor solar?

a) Depois de mergulhar no mar e na piscina, quando já apliquei um protetor à prova d’água.

b) Quando minha maquiagem tiver filtro solar.

c) Quando o dia estiver nublado.

d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Resposta Correta: D

O protetor solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo se você não sair à rua, e reaplicado com frequência, de acordo com cada situação.
Em caso de exposição ao sol, o protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e ser reaplicado a cada duas horas.
Em caso de mergulho no mar ou na piscina, o protetor solar também deve ser reaplicado, inclusive se ele for à prova d’água.
As maquiagens com filtro solar normalmente não oferecem a proteção adequada ao sol, por isso, deve-se aplicar o protetor solar antes de aplicar a maquiagem, com FPS 30, no mínimo.
O dia nublado, também não impede que os raios solares cheguem à nossa pele e, por isso, também é necessário aplicar o protetor solar nesses dias.

6

Quais das consequências abaixo podem ser atribuídas à exposição excessiva de sol?

a) Envelhecimento da pele

b) Câncer de pele

c) Queimaduras na pele

d) Todas as alternativas anteriores.

Resposta Correta: D

A exposição excessiva ao sol pode causar envelhecimento da pele, queimaduras de diferentes graus e, em casos de grande frequência de exposição excessiva, podem levar ao desenvolvimento do câncer de pele.

7

Você sabe quem tem mais chance de desenvolver câncer de pele?

a) Pessoas de pele clara, olhos claros e/ ou cabelos loiros ou ruivos;

b) Pessoas que tiveram queimaduras solares, principalmente durante a adolescência;

c) Pessoas que têm mais de 50 pintas na pele;

d) Todas as anteriores.

Resposta Correta: D

Pessoas com pele, olhos ou cabelos claros têm maior chance de desenvolver câncer de pele porque têm menor proteção natural. Quem tem mais de 50 pintas pelo corpo, histórico familiar de câncer de pele, ou teve câncer de pele anteriormente, tem maior chance de desenvolver a doença. A incidência do câncer de pele também é elevada em imunossuprimidos, como transplantados ou portadores da AIDS.
Entretanto, pessoas com pele escura ou negra também podem desenvolver câncer de pele, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

8

Qual o câncer das alternativas abaixo é o mais frequente no Brasil?

a) Câncer de mama;

b) Câncer de próstata;

c) Câncer de pele não melanoma;

d) Câncer de pulmão.

Resposta Correta: C

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Segundo as estimativas do INCA, a incidência em 2020 é de 176.930 novos casos de câncer de pele não melanoma e aproximadamente 8.500 casos de melanoma.
O câncer de pele não melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas. Já o câncer de pele melanoma corresponde a 3% dos tumores malignos de pele, porém é considerado o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).
Tanto o câncer de pele não melanoma quanto o melanoma têm altas chances de cura se diagnosticados precocemente.

Obrigada
por participar!

Obrigada por participar!

Acompanhe o conteúdo exclusivo no Instagram do projeto Camaleão ao longo de todo mês de dezembro.

Conte com a gente!

O Projeto Camaleão conta com uma rede de voluntários qualificados para atender gratuitamente pacientes e cuidadores. Ninguém precisa enfrentar o câncer sozinho! Entre em contato e participe de nossas atividades. Juntos somos mais fortes! Veja os serviços oferecidos para as pessoas com câncer e seus familiares e cuidadores:

Veja os serviços oferecidos para as pessoas com câncer e seus familiares e cuidadores:

Grupo Terapêutico para cuidadores

Grupo Terapêutico para cuidadores

Grupo Terapêutico para pacientes

Grupo Terapêutico para pacientes

Reiki

Reiki

Yoga

Yoga

Assistência Social

Assistência Social

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Nutrição

Nutrição

Fisioterapia

Fisioterapia

Protesista

Protesista

Meditação

Meditação