Entenda o que é leucemia

02/09/20

Tags:,

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.¹ 

Os glóbulos brancos normalmente crescem e se dividem de maneira ordenada, de acordo com a necessidade do corpo humano. Contudo, em pessoas que desenvolvem a leucemia, a medula óssea acaba produzindo glóbulos brancos que não funcionam de maneira adequada¹¹. Essa célula anormal multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas¹.

 

Na maioria das vezes, a leucemia é um câncer dos glóbulos brancos do sangue (leucócitos), mas algumas leucemias começam em outros tipos de células sanguíneas³. 

Existem mais de 12 tipos de leucemia¹, que são divididos principalmente com base em se a leucemia é aguda (crescimento rápido) ou crônica (crescimento mais lento) e se começa nas células mieloides ou células linfoides³. As que afetam as células linfoides são chamadas de linfoide, linfocítica ou linfoblástica. A leucemia que afeta as células mieloides são chamadas mieloide ou mieloblástica.  Algumas formas de leucemia são mais comuns em crianças, enquanto outras ocorrem principalmente em adultos¹².

 

Os quatro principais tipos de leucemias são²:

  • Leucemia mieloide aguda (LMA)
  • Leucemia mieloide crônica (LMC)
  • Leucemia linfoide aguda (LLA)
  • Leucemia linfoide crônica (LLC)

 

Diferentes tipos de leucemia têm diferentes opções de tratamento e perspectivas¹. 

 

Referências:

1 – Instituto Nacional do Câncer 

2- ABRALE 

3 – American Cancer Society 

11 – Roche

12 – Mayo Clinic