O que é melanoma?

31/08/20

Tags:, ,

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais da pele, causado por mutações ou defeitos genéticos no DNA, na maioria dos casos decorrente da radiação ultravioleta² proveniente da exposição solar ou de câmaras de bronzeamento artificial. O melanoma é um tipo de câncer de pele que se desenvolve quando os melanócitos (as células que dão cor à pele) começam a crescer descontroladamente¹.

O melanoma pode começar como uma espécie de pinta ou mancha sobre a pele (um pequeno tumor cutâneo pigmentado ou colorido), mais frequente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol. Geralmente os tumores são de cor marrom ou preta, mas alguns melanomas não são pigmentados e essa “pinta” pode aparecer nas cores rosa, bege ou branca². 

 

 

 

Apesar de a exposição à radiação ultravioleta ser o principal fator de risco, o melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo³,como olhos, boca, órgãos genitais e região anal; mas estes são muito menos frequentes do que os melanomas de pele². O melanoma é mais comum no tronco (especialmente nos homens), nas pernas (especialmente nas mulheres), no pescoço e no rosto². 

Nos últimos 40 anos, tem aumentado o número de casos de melanoma². Mesmo sendo mais comum em indivíduos de pele clara, o melanoma pode se desenvolver em pessoas de todos os tons de pele, incluindo asiáticos e afrodescendentes³. O melanoma também é mais comum em adultos, embora às vezes seja encontrado em crianças e adolescentes².

O melanoma é muito menos comum do que alguns outros tipos de câncer de pele, porém tem maior probabilidade de crescer e se espalhar¹. No entanto, se descoberto em estágios iniciais, o melanoma é quase sempre curável².



Referências: 

1 – American Cancer Society https://www.cancer.org/cancer/melanoma-skin-cancer.html

2 – Saúde Novartis https://saude.novartis.com.br/melanoma-metastatico/o-que-e-melanoma/

3 – Melanoma Brasil https://www.melanomabrasil.org/new-oquee/