Abril Branco

Saiba mais

Criada pelo Projeto Camaleão em 2017, a campanha Abril Branco: o câncer em todas as cores tem como objetivo unir pacientes, cuidadores, equipes médicas e sociedade contra o nosso inimigo em comum: o câncer. 

Abril foi o mês escolhido em alusão ao dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, e a cor branca por representar a soma de todas as cores – o câncer em todas as cores. Queremos representar e dar voz aos pacientes, independentemente do tipo de câncer que os acometeu. É muito comum sentir-se sozinho ao receber o diagnóstico de câncer, principalmente quando se trata de uma doença rara e sem grupo de apoio. Por isso, tanto no Abril Branco como em diversas outras ações do Projeto Camaleão, todos são bem-vindos e acolhidos, pois ninguém precisa enfrentar o câncer sozinho! 

 

HISTÓRICO DA CAMPANHA 

 

Em 2017, para lançar o marco inicial do Abril Branco, realizamos uma ação de intervenção urbana com a afixação de adesivos com mensagens chave em diversos pontos da cidade de Porto Alegre, além de postagens especiais nas redes sociais com informações e depoimentos inspiradores

 

                              

 

Em 2018, lançamos uma série de vídeos informativos sobre a campanha, o câncer e o trabalho realizado no Projeto Camaleão. Em um dos vídeos, lançamos o Manifesto Abril Branco, que você pode conferir abaixo: 

                                             

 

Já em 2019, além da campanha nas redes sociais, também lançamos o site abrilbranco.org, com o objetivo de trazer ainda mais conscientização e união entre os pacientes. No site, que está no ar o ano inteiro, você pode conferir um vasto material sobre o câncer (seus sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento) e ler histórias inspiradoras de quem recebeu o diagnóstico. Além disso, criamos uma seção especial onde você pode pesquisar onde encontrar apoio em outras ONGs - tanto por tipo de câncer quanto por localização no Brasil. 

No site abrilbranco.org você encontra apoio onde estiver!

 

Somado a isso, em 2019 também promovemos o evento Blitz da Saúde, realizado no Parque Farroupilha (Porto Alegre) no dia 28 de abril. O evento visava promover a conscientização sobre a doença de forma interativa e divertida, e chamou atenção das pessoas que passavam pelo local. No vídeo abaixo você confere como foi a Blitz da Saúde

                                                   

 

Em 2020, por causa da pandemia Covid-19, optamos por realizar o Abril Branco de forma 100% virtual e segura. Reformulamos o site abrilbranco.org e promovemos uma grande campanha nas redes sociais, com informações sobre o câncer, depoimentos inspiradores, indicação de ONGs parceiras e lives informativas. Ao todo, mais de 120 mil pessoas foram alcançadas com as postagens do Abril Branco 2020!   

Algumas das postagens que você pode conferir em nosso Instagram e Facebook. 

 

E para 2021? Queremos ir ainda mais longe! Aguarde as novidades em breve! Enquanto isso, não deixe de conferir nosso site: abrilbranco.org Juntos somos mais fortes!

 

 

 

 

@projetocamaleao

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!